Oxidação da vitamina c
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
OXIDAÇÃO DA VITAMINA C
Aluna: Arina Estefânia Gomes
Professor: Hélio F. Dos Santos
Juiz de Fora, 23 de janeiro de 2014
1) Introdução:
O ácido ascórbico é um sólido de cor branca, inodoro e hidrossolúvel. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
Dentre os efeitos no organismo em doses moderadas, podemos também citar sua ação na melhora do sistema imunológico e no funcionamento das células brancas.
É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo, tem-se a certeza de que o teor de vitaminas está garantido.
O iodo pode ser usado como agente oxidante para oxidação da vitamina C, pois o iodo ganha 2 elétrons para formar o íon iodeto.
Semi-reações de oxidação da vitamina C e redução do iodo:
Ácido ascórbico Ácido Dehidroascórbico + 2H+ + 2e-
I2 + 2e- 2I-
Reação global:
Ácido ascórbico + I2 Ácido Dehidroascórbico + 2HI
O amido reage irreversivelmente em altas concentrações de iodo, logo a indicação do término da reação entre o ácido ascórbico e o iodo é dificultada. Porém, o peróxido de hidrogênio se reduz e, assim, o iodeto formado pela oxidação da