Vitamina C
VITAMINA C:
FUNCIONAIS & NUTRACÊUTICOS
fontes, funções e importância 2
A vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias - principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sangüíneos. A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.
O escorbuto é uma das mais antigas doenças conhecidas. Encontram-se rastros de sua existência no Velho Testamento e nas escritas de Plínio, o Antigo.
A primeira descrição precisa deste flagelo foi feita pelo cavalheiro Jean de Joinville
(1224-1317), nobre francês da região de
Champagne, em sua narração sobre a cruzada de São Louis no Egito, no século XIII.
Durante séculos, o escorbuto foi a principal causa de mortalidade entre as tripulações dos navios de longo curso.
Os sintomas da doença são bem definidos: começa pelo cansaço, aparecendo em seguida edemas nos braços e pernas, e então as hemorragias: sangramentos do nariz e das gengivas, e equimoses subcutâneas. Os dentes perdem o suporte ósseo, amolecem, mexem e podem, inclusive, cair. Incapaz de se manter em pé, a pessoa morre de esgotamento ou de complicação infecciosa respiratória. Na Idade Média, o escorbuto foi uma doença endêmica nos países do Norte da
Europa; entre 1556 e 1857, 114 epidemias de escorbuto foram descritas em vários países, ocorrendo a maior parte durante o inverno, quando frutas e vegetais frescos não se encontravam disponíveis.
Em 1535, durante a viagem do explorador francês Jacques Cartier (1491-1557) a
Terra Nova, muitos marinheiros morreram de escorbuto. Um dos sobreviventes tinha ouvido falar que os índios Pele-Vermelhas usavam com sucesso uma decocção de agulhas de pinho; testou a receita nele e seus amigos. O resultado foi milagroso.
Em 1593, a