Oxi-redução
Engenharia (Civil, Automação), 1º Semestre
Laís Costa, Karine Matos, Hoster Souza, Tony Rocha, Igor Vieira, Lucas Marques
-------------------------------------------------
Professor: Aldenor Gomes Disciplina: Química Aplicada a Engenharia
Resumo:
Nesta pesquisa foram abordados elementos químicos onde observamos tipos de comportamentos através de experiências, sendo mais especifico as Propriedades Oxidante e Redutora, onde podemos concluir que todos os elementos possui sua cor especifica de acordo com os seus dados originais.
Introdução
Em todos os processos de oxidação-redução ocorre a transferência de elétrons entre os reagentes. O agente que fornece os elétrons chama-se redutor e o agente que consome os elétrons chama-se oxidante. Na espécie redutora, um elemento aumenta seu número de oxidação, ao passo que, na espécie oxidante, um elemento diminui seu número de oxidação. 1. Experimento
Para executar o experimento foram necessários:
- 1 Béquer;
- 1 Proveta;
- 1 Pipeta;
- Tudo de ensaio;
- Lixa;
- Piscete contendo água destilada;
Reagentes e soluções:
- Sódio metálico;
- Fita de magnésio;
- Solução de fenolftaleína;
- 0,1% Solução aquosa de cloro;
- Solução aquosa de iodeto;
-Solução etanoica de iodo;
-Solução de ácido ascórbico (Vitamina C);
2. Resultados
-Na 1ª parte do experimento, observamos que a na utilização das substancias água destilada, fenolftaleína em contato com a fita magnésio, obtemos um liquido de cor rosa (Pink).
-Na 2ª parte (Experimento realizado na capela), podemos observar na mistura da água destilada, fenolftaleína com pedaços de Sódio Metálico, observamos que o Sódio Metálico em contato com os demais se transformou em um liquido base de cor rosa (Pink), sendo que um sódio metálico formou-se um gás.
-Na 3ª parte utilizamos 2 ml de solução aquosa de iodeto adicionando água de cloro, obtivemos duas cores bases, incolor e