oxi-redução
As reações que envolvem perda e ganha de elétrons são denominadas reações de oxi-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cercam e estão presentes nos processo que permitem a manutenção da vida (USBERCO, 2006). Essas reações são de um estudo quantitativo, onde suas características são notórias de acordo com o término do experimento. Existem assim os reagentes oxidantes e os redutores, onde dependendo das suas características químicas podem apresentar coloração diferente, com ou sem o uso de indicadores de oxi-redução.
Objetivo
Tomando como base o estudo teórico das reações por oxi-redução, pôde-se despertar no aluno o melhor compreender do assunto abordado, onde será possível observar as transformações das substâncias, tanto em sua coloração como na oxidação de alguns compostos utilizados nos procedimentos.
Fundamentação Teórica
Para que uma reação de oxirredução ocorra, um dos reagentes deve apresenta a tendência de ceder elétrons, e outro, de receber elétrons. Em relação a essas tendências, é fundamental destacar o comportamento dos metais e dos não- metais. (FELTRE, 2005)
Os metais têm sempre tendência para receber elétrons; consequentemente, os metais se oxidam e agem como redutores. Os químicos, comparando vários metais, conseguiram determinar quais são os metais que têm maior tendência e quais os que têm menos tendência para ceder elétrons. (FELTRE, 2005)
Esquema 1: Fila da reatividade (FELTRE, 2005) K Ba Ca Na Mg Al Zn Fe H Cu Hg Ag Au
Metais alcalinos e alcalinos terrosos Metais Comuns Metais Nobres
Reatividade (eletropositividade) crescente
Os não metais têm sempre tendência para receber elétrons; consequentimente, os não- metais se