Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto, conhecida como Vila Rica na época, teve grande influência na descoberta aurifera e consequentemente, no período de mineração do Brasil. Grande quantidade de ouro foi extraída das Minas de Ouro Preto. Na época em que foi desoberto, a Coroa Portuguesa mandou pessoas encarregadas de explorar a terra, incentivando o trabalho escravo. Ainda hoje é possível perceber a herança deixada nesse período para a cidade. A arquitetura das casas, a forma como as ruas são delimitadas, as igrejas que fazem referência ao barroco mineiro desenvolvido na época, e tantos outro aspectos nos fazem reviver esse momento da história. Passando pelas ruas da antiga Vila Rica podemos perceber por que a cidade é considerada um museu a céu aberto!
Arquitetura colonial de Ouro Preto
As casas de Ouro Preto apresentam características muito marcantes. Grande parte das construções conta com dois pavimentos e têm suas paredes feitas com pedra e barro. Algumas dessas casas possuem varandas, embora sejam pequenas. Todas as janelas e portas possuem esquadrias e são repletas de detalhes e é possível notar que o uso de vidro não era predominante na época.
As igrejas se caracterizam pelas faixadas com efeitos tridimensionais, excesso de detalhes na decoração e torres predominantemente circulares. A arquitetura de Ouro Preto é tão marcante e única que foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e uma parte das construções da cidade são tombados, sendo proibida qualquer reforma ou modificação que possa prejudicar a memória da arquitetura colonial.
Descrição da imagem
Construção com dois pavimentos e varanda, o que pode significar que a casa pertencia a pessoas que na época tinham poder. As portas e janelas possuem muitos detalhes e têm esquadrias de pedras bastante trabalhadas também. Outro detalhe que pode ser observado é a presença de ‘eira e