Ouro Preto
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
BIANCA FERREIRA COSTA
DIOGO MAGY MAFFIOLETTI DE OLIVEIRA
RAQUEL FARIAS SALES NÓBREGA
ARQUITURAS DE OURO PRETO, SUAS CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES.
NATAL
2013
BIANCA FERREIRA COSTA
DIOGO MAGY MAFFIOLETTI OLIVEIRA
RAQUEL FARIAS SALES NÓBREGA
ARQUITETURA DE OURO PRETO, SUAS CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES.
Trabalho do componente curricular de História da Arquitetura Brasileira apresentado a professora Rosanne Azevedo de Albuquerque do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar, como requisito parcial para a obtenção de nota correspondente à unidade I.
Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque.
NATAL
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho será desenvolvido com a finalidade de apresentar a arquitetura e suas particularidades da cidade de Ouro Preto – MG.
É importante entendermos a história de Ouro Preto para então conhecermos a riqueza do local. A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.
Ouro Preto foi povoada graças a corrida do ouro e a busca incansável de homens atrás das “terras do centro” e a sede de ouro.
Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto. Foi sede do movimento revolucionário conhecido como Inconfidência Mineira. Foi também a capital da província e mais tarde do estado, até 1897. A cidade tem o nome de "Ouro Preto" devido a uma característica do mineral aqui encontrado na época: o ouro era escurecido por uma camada de paládio, dando-lhe