Otl Aicher
Conceitos
O designer alemão Otl Aicher nasceu em 1922 em Ulm, criando uma reputação internacional, foi um dos pioneiros e o grande mentor do desenho de imagem empresarial do pós-guerra. Foi designer gráfico, tipógrafo, fotógrafo, ecologista, escultor, docente, arquiteto e designer industrial.
Otl Aicher influenciou toda uma geração de designers com a sua maneira de conceber a comunicação visual e a sua ética profissional. Na Alemanha do pós-guerra,
Aicher foi um dos pioneiros do conceito de identidade corporativa integral. Aicher insistia na necessidade de uma discussão global da posição da empresa na sociedade e no mundo. Estimulava as empresas para as quais trabalhava, para realizar estudos aprofundados sobre os seus produtos, serviços e as suas práticas de comunicação. O seu forte foi o desenho funcional, utilitário. As soluções visuais que Aicher propôs foram trabalhos atemporais pela sua qualidade. E assim foi também o desenho da fonte Rotis.
Junto com o artista suíço Max Bill fundou no ano de 1953 a Hochschule für
Gestaltung (HFG, Escola Superior de Design de Ulm). De 1954 a 1966 foi docente no departamento de Comunicação Visual da escolar de Ulm. De 1956 a 1959 foi membro do reitorado; de 1962 a 1964, reitor. Em 1968, foi encerrada a HFG.
Nos anos 60 desenhou a imagem visual da Lufthansa. De 1967 até 1972 fez a imagem instituicional dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. Criou pictogramas e elementos de sinalização universal que são utilizados até hoje em todo o mundo. No ano de 1972, Aicher retirou-se para viver e trabalhar na tranquila aldeia de Rotis, no Allgäu.
Em 1988 criou a família de fontes Rotis. E Morreu em 1991 em um acidente de moto.
INFLUÊCIAS
Sinalização dos metrôs de São Paulo, influenciada pelos pictogramas criados por Otl
Aicher para os Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
Fonte tipográfica Rotis Sans Serif, criada por Otl Aicher em 1988, é utilizada no antigo logo da marca O Boticário