funçoes de produto
Antecedentes
Na Alemanha: nação destruída e dividida em duas partes.
Heranças das vanguardas históricas reapareceram: neopositivismo, neo-iluminismo, neo-racionalismo e, acima de tudo, o moralismo.
década do consumismo e da obsolescência planejada e do styling
• Max Bill (gute form): aluno da
Bauhaus muito influenciado pela sua orientação estético-formal
(Gropius), mais do que a produtivista-funcionalista (Meyer)
• “Em confronto com os bens de produção, os bens de consumo estão hoje muito mais sujeitos à moda do que antigamente. É um campo que se alargou até abarcar os móveis e os automóveis. O consumo é mais rápido.
E assim, automaticamente, abusa-se da forma, fazendo dela um fator de incremento de vendas. Este perigoso crescimento manifesta-se claramente no estilo streamlining, que hoje ocupa o lugar outrora ocupado pelo ornamento.
... E se hoje, por motivos estéticos, reclamamos novamente belas formas, gostaríamos de não sermos mal entendidos: trata-se sempre da forma vinculada à qualidade e função do objeto. Trata-se de formas honestas, não de invenções no intuito de incrementar a venda de produtos de conformação instável, sujeita à moda”.
Era a doutrina da gute Form que recebia denúncias de formalismo implícito, mas era a única atitude discordante no que respeita ao domínio quase absoluto do styling.
STREAMLINING
STREAMLINING
Um empreendimento que traduzia um trabalho de redemocratização da Alemanha através da educação. Com apoio e patrocínio financeiro do Plano Marshall, congregando personalidades alemãs que haviam se oposto ao nazismo: a criação da HfG Hoschule für
Gestaltung de Ulm (ex-República Federal
Alemã). Bill foi seu co-fundador juntamente com Scholl e Otl Aicher, e seu primeiro reitor.
Esse instituto mais conhecido como Escola de
Ulm foi inaugurado em 1955 com um discurso de Gropius.
• Objetivo de Bill: retomar a tradição
Bauhaus. “A escola é a