otite
As crianças são mais propensas do que os adultos a ter infecções de ouvido. Otite em bebês e casos graves no geral podem necessitar de medicamentos antibióticos. Complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções frequentes, podem causar problemas de audição e outras complicações graves.
Causas
Otites são causadas por bactérias e vírus. Um inchaço, uma infecção respiratória superior ou alergia pode bloquear as trompas de Eustáquio – dois tubos que ligam as orelhas médias à garganta. Dessa forma, o ar não consegue chegar ao ouvido médio. Isso cria vácuo e sucção, que puxa o fluido e os germes do nariz e da garganta para o ouvido médio. O tubo inchado impede este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a otite.
Outra forma de contrair otite é pela inflamação dos adenoides, duas pequenas pastilhas de tecidos localizadas na parte de trás do nariz, que desempenham um um papel na atividade do sistema imunitário. Esta função pode torná-los particularmente vulneráveis à infecção e inflamação. Como o adenoides estão perto da abertura da trompa de Eustáquio, uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as trompas, contribuindo assim para a otite.
Infecções bacterianas são as causas mais recorrentes de ottie. Os tipos mais comuns são o Streptococcus pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis
Infecções virais são menos comuns, mas podem causar otite. O vírus sincicial respiratório (RSV) e o vírus da gripe (influenza) são os tipos mais frequentemente encontrados.
Condições que podem estar relacionadas à otite incluem:
Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido