Otite
1 INTRODUÇÃO 2
2 O QUE É? 3
3 OTITE EXTERNA 4
3.1 CAUSAS 4
3.2 SINTOMAS 5
3.3 DIAGNÓSTICO 5
3.4 TRATAMENTO 5
3.5 CUIDADOS 6
3.6 OTITE EXTERNA NECROTIZANTE (OTITE EXTERNA MALIGNA 6
4 OTITE MÉDIA 7
4.1 CAUSAS 8
4.2 VACINAS 8
4.3 SINTOMAS 8
4.4 DIAGNÓSTICOS 9
4.5 TRATAMENTO 9
4.6 CUIDADOS 10
5 CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A otite na maioria das vezes conhecida como dor de ouvido, é nada mais que uma inflamação no ouvido caracterizada por uma dor de intensidade variada. Na verdade, existem vários tipos de infecção que podem atingir essa região. Essa inflamação, geralmente decorrente de uma infecção, pode ocorrer em qualquer idade, com predileção por crianças entre 6 e 36 meses de idade, sendo um problema de saúde corriqueiro e de fácil tratamento. No entanto, se não for bem resolvida, tem possibilidade de se tornar crônica, entretanto, essas complicações estão mais associadas à falta de observação de cuidados médicos elementares e, especialmente, ao hábito da automedicação. Existem três variáveis: otite externa, otite média e otite interna.
A Otite média é mais comum nas crianças, pois seus ouvidos são mais suscetíveis imunologicamente a doenças. E menos comum em adultos, mas podem ocorrer em decorrência de mudanças bruscas de temperatura e de obstruções da respiração nasal. Alterações na pressão interna do ouvido (causadas por mergulhos, viagens a serra ou de avião) também podem causar a doença.
2 DEFINIÇÃO
Otite é um termo geral para infecção ou inflamação em alguma parte do ouvido. A otite pode afetar as partes internas ou externas do ouvido. A doença é classificada como aguda quando surge subitamente e por pouco tempo ou crônica quando surge repetidamente por um longo período.
Conforme sejam atingidas essas diferentes porções do ouvido, a otite será de maior ou menor gravidade, recebendo também nomes diferentes, como otite externa (apenas ouvido externo inflamado),