Otite média aguda
Processo inflamatório ou infeccioso do mucoperiósteo que reveste a orelha média. Acomete mais crianças entre 6 meses e 6 anos, devido ao sistema imune imaturo. O aleitamento diminui a ocorrência de OMA em crianças menores de 6 meses.
Fatores predisponentes:
Idade de 6 meses a 6anos: sistema imunológico imaturo e anatomia horizontalizada e curta da TA.
Atividades diárias: crianças que frequentam creches e escolinhas;
Falta de aleitamento materno;
Natação: algumas crianças não possuem coordenação respiratória para evitar a entrada de água nas vias aéreas superiores.
Refluxo gastroesofágico-faríngeo patológico;
Más condições socioeconômicas
Clima frio;
Exposição a fumantes: Metaplasia do epitélio respiratório;
Disfunções tubárias com drenagem comprometida: efusões preexistentes, massas da nasofaringe, discinesias ciliares, fendas palatinas e outras anomalias craniofaciais (S. de down) propiciando a estase de secreções e consequentes infecções.
Diagnóstico:
Fase congestiva: Início do processo inflamatório. Membrana timpânica (MT) opaca, hiperemiada e ligeiramente retraída;
Fase exsudativa: Formação de exsudado mucopurulento. Febre com picos de 40°C. MT abaulada, edemaciada, hiperemiada, amarelada ou esbranquiçada.
Fase supurativa: Rompimento da MT;
Fase coalescência: Mais rara, a secreção purulenta fica retida na mastoide, evoluindo com estase venosa, acidose, aumento do metabolismo ósseo com predomínio de osteoclastos, desmineralização do trabeculado e coalescência das células mastóideas.
Fase de complicação: Surge em razão da destruição óssea ou de uma tromboflebite retrógrada. Complicações comuns: abscesso subperiosteal retroauricular, paralisia facial periférica, labirintite purulenta, tromboflebite do seio sigmoide, meningite e abscesso extradural, intradural, cerebral ou cerebelar.
Fase de resolução: Pode surgir após qualquer uma das fases anteriores.
OMA viral: Causada principalmente pelos