Otimizaçao
Impacto Social
O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.
O metano é produzido através de diversas fontes naturais como a decomposição de lixo orgânico, digestão de animais herbívoros, metabolismo de certos tipos de bactérias, vulcões de lama, extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo), aquecimento de biomassa anaeróbica.
O metano é um dos piores gases do efeito estufa cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, sendo que somente a produçao desse gás pela pecuária representa 16% dos gases que estào diretamente ligados ao efeito estufa.
2. Funcionamento e esquema
O metano por muito tempo vem sendo estudado para que se tente demonstrar alguma utilização viável do mesmo para rentabilidade e proteção do meio ambiente. O Metranf e um dispositivo de transformação através de processos químicos do gás metano em um produto de grande importância industrial, assim diminuindo a emissão do gás na atmosfera.
O projeto Metranf através de reações transforma o gás metano em dissulfeto de carbono (CS2) e sulfeto de hidrogênio que são produtos químicos de grande interesse industrial, a produção mundial de CS2 por ano e de 584 mil toneladas. Tal produto é obtido através da queima do carvão a cerca de 850 C ° o que acaba agredindo o meio ambiente. Dessa produção desses 2 sub produtos se acarretara na produção de ácido sulfúrico e xantato de celulose.
A atuação do Metranf se utiliza da reação gasosa entre gás metano provida de fontes poluentes e enxofre, catalisado por (Al2O3) ou sílica gel colocados em um reator a cerca de 600 C ° para que a reação ocorra com sucesso. Tal reação ocorre no reator 1. CH4 + 4S CS2 +