Oswaldo Cruz
SAÚDE COLETIVA
POLÍTICAS PÚBLICAS II
OSWALDO CRUZ
LILIAN CRISTINA MOREIRA DA SILVA ZARDO
MATINHOS
2013
LILIAN CRISTINA MOREIRA DA SILVA ZARDO
OSWALDO CRUZ
Trabalho apresentado á disciplina de Políticas Públicas II, do curso de Saúde Coletiva 2012, como requisito parcial à obtenção de nota do curso de saúde coletiva da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Professora: Suzane de Oliveira.
MATINHOS
2013
Introdução Médico sanitarista brasileiro nascido em São Luís do Paraitinga, São Paulo, fundador da medicina experimental brasileira e que obteve reconhecimento mundial como sanitarista pelo fato de ter conseguido erradicar as febres amarela e bubônica e a varíola na então capital federal, Rio de Janeiro, durante o governo de Rodrigues Alves, e lutando contra as pressões do General Silvestre Travassos e do então senador Rui Barbosa, com apenas 14 anos de idade ingressou na em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro onde se doutorou (1892), defendendo a tese Da veiculação microbiana pelas águas, passando a clinicar no Rio de Janeiro. Era o único filho homem de um médico, dr. Bento Gonçalves Cruz, casado com a prima-irmã, d. Amélia Taborda Bulhões Cruz. Transferiu-se ainda criança, com o pai, para o Rio de Janeiro, onde fez todos os seus estudos, recebendo o grau de Doutor pela Faculdade de Medicina, em 1892, com 20 anos. Oswaldo Cruz foi um grande pesquisador que atuou como cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Faleceu aos 44 anos em Petrópolis, RJ, em 11 de fevereiro de 1917.
Biografia e estudos de Osvaldo Cruz. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, no Rio de Janeiro, que depois passou a se chamar Instituto Oswaldo Cruz, instituição que possui grande respeito