Influência de oswaldo cruz na biomedicina
Curso de Biomedicina
Monize Mira Cintra
Influência de Oswaldo Cruz no curso de Biomedicina.
2012
Oswaldo Cruz foi um notável médico sanitarista que contribuiu muito com a saúde pública brasileira, implantando instituições públicas de saúde e higiene. Este sanitarista tinha grande interesse e aptidão na área de microbiologia, tanto que viajou a Europa e se especializou em Bacteriologia.
Infelizmente quando Oswaldo Cruz retornou ao Brasil, encontrou o porto de Santos devastado por violenta epidemia de peste bubônica e logo se engajou no combate à doença. Foi nessa emergência que o governo federal designou Oswaldo Cruz, recém-chegado do longo estágio em Paris, no Instituto Pasteur, para verificar a real etiologia da epidemia de Santos. Confirmado oficialmente que a moléstia provocada em Santos era a peste bubônica, decidiram as autoridades sanitárias instituir laboratórios para produção de vacina e soro contra a peste. Assim foram fundados o Instituto Butantan, em São Paulo, e o Instituto Soroterápico de Manguinhos no Rio de Janeiro. Utilizando inicialmente o bacilo que isolara em Santos e aperfeiçoando os métodos conhecidos, Oswaldo Cruz conseguiu que o recém-criado Instituto produzisse em apenas seis meses depois de sua fundação, uma vacina e um soro, orientando como seria a técnica da vacinação, as vantagens da vacina e os cuidados que deviam acompanhar sua aplicação, logo as vacinas e os soros criados foram reconhecidos internacionalmente como excelentes e entre os mais eficazes então existentes (FIOCRUZ, 2012).
Foi assim que, especificamente destinado à fabricação de soro e vacina contra a endemia de peste, Oswaldo Cruz se consagrou como criador de uma vitoriosa instituição de pesquisa em uma sociedade ainda muito alheia a esse tipo de iniciativa, ampliando o conhecimento científico e tecnológico à busca de soluções para graves doenças infecciosas, endêmicas e