economia
A História Continua
O nascimento de Moisés – O juízo de Deus sobre o Egito – A saída
Data: 20/04/2014
Textos: Exodo 12:24-27 / Êx capítulos de 1 a 12
“Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”. Ex12:24-27
Introdução
Êx. 2:1-2 – Deus chamou um homem hebreu, Moisés, cujos pais eram escravos no Egito, Arão e Joquebede, e que esconderam o filho quando Faraó ordenou que os bebês homens que nascessem fossem mortos. O Faraó queria com isso enfraquecer o povo, porque já era muito numeroso.
As parteiras temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito ordenara. Entre estes bebês estava Moisés, que foi protegido pela mãe. O bebê foi posto num cesto no rio, no meio dos juncos, e a filha do Faraó o tomou para si e chamou-o Moisés, porque das águas foi tirado.
Deus havia preparado este homem desde que era um bebê.
Moisés foi criado no palácio, conheceu toda a cultura do Egito, mas quando cresceu, pelo ensino que recebeu da sua mãe quando ainda era pequeno, sabia que não era um egípcio. Aos 40 anos ele fugiu do palácio e foi embora para Midiã.
Tornou-se um pastor de ovelhas e Deus o chamou: Êx 3:10 – “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito”.
Moisés volta ao Egito
Êx 5:1-2: “Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tão pouco deixarei ir Israel.”
Depois de muitas manifestações de Deus, que vieram em forma de castigos, as pragas, com