Tecnologia da Informação - terceirização
O termo terceirização cada vez mais se faz presente em nosso cotidiano, porém esta forma de trabalho não é algo tão moderno assim.
Este conceito vem de antes, se consolidando a partir da Segunda Guerra Mundial, onde as forças armadas, buscando um aumento na sua produção armamentista, buscou um apoio externo às suas industrias.
Buscando então um alinhamento com o tema proposto pelo trabalho, trazemos a tona o conceito de “Analise de Sistemas”.
De forma simplória, baseia-se na administração dos sistemas computadorizados da empresa, calcando suas operações na geração de softwares e hadwares, bem como na sua implantação e manutenção.
Vantagens
As vantagens trazidas por esta terceirização são:
Redução dos custos, quando levamos em conta o investimento de capital, as constantes mudanças tecnológicas, ou por vezes, o uso intensivo de recursos que por vezes a empresa não dispõe.
Redução dos problemas trabalhistas, uma vez que a administração do funcionário, e a responsabilidade sobre ele passa a ser terceirizada.
Contratação do funcionário certo para atuar sobre uma demanda especifica, uma vez que o recrutamento é um fator que consome tempo dentro de uma empresa.
Desvantagens
As desvantagens trazidas por esta terceirização são:
Perda de funcionários próprios, por vezes, muito bem capacitados para o exercício daquela tarefa.
Custos demissionais quando da substituição dos funcionários, por terceirizados.
Abertura do conhecimento à empresas concorrentes, pois com a demissão, haverá uma realocação deste profissional no mercado de trabalho.
Potenciais problemas
Em relação aos potenciais problemas, poderá ser gerado um ambiente de insegurança dentro da organização.
Alguns empregados podem se sentir ameaçados por este processo, e isso pode atingir diretamente na qualidade da produção.
Outro problema gerado é que o funcionário terceirizado nem sempre “veste a camisa” da empresa, por não entender seus valores, ou não se sentir parte de um todo, não