Aspectos positivos e negativos da terceirização de atividades em tecnologia da informação na área de Segurança da Informação.
Módulo: 2
Atividade: 4
Título: Aspectos positivos e negativos da terceirização de atividades em tecnologia da informação na área de Segurança da Informação.
Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de pontuar aspectos positivos e negativos da terceirização nas empresas especificamente em TI na área de Segurança da Informação.
Muitos especialistas na área da Tecnologia da Informação colocam que terceirizar é: "Confiar a responsabilidade pelas operações de Sistemas de Informações da empresa, no todo ou em parte, a outra companhia".
Com esta afirmativa, o primeiro ponto a considerar é que dividir as informações da empresa requer confiança e comprometimento da empresa contratada e a contratante.
Vantagens
As principais vantagens em se terceirizar a tecnologia da informação são: custo, inovação tecnológica e alcance de melhor produtividade e "performace".
Terceirizar TI em Segurança da Informação requer extrema confiabilidade e transparência e nem sempre é possível atingir esta expectativa.
Desvantagens
Existem diversos riscos ao se terceirizar principalmente na área de Segurança da Informação de uma companhia.
“Pela sua própria natureza, a informática é muito ramificada e penetra em praticamente todos os segmentos da empresa, aumentando o risco potencial dos problemas caso alguma coisa saia errada”. (LEITE, 1995,p.51).
Havendo inexperiência ou falta de funcionalidade por ambas as partes (contratante e contratada) podem ocorrer resultados negativos como perda ou um prejuízo relevante.
O usuário despreparado ou que não receba o prometido traçado ao terceirizado pode não realizar um serviço adequado.
Potenciais problemas
Além disso, a grande preocupação na terceirização na área de Segurança da Informação é a confidencialidade. Informações podem ser abertas para empresas concorrentes ou ao público geral