Engenheiro
Módulo: 2 Infraestrutura, segurança e governança de TI
Atividade: Terceirização em tecnologia da Informação
Título: Aspectos positivos e negativos da terceirização de TI em análise de sistemas.
Aluno: Vinicius Varoni Palma
Disciplina: Gestão da tecnologia da informação
Turma: Turma B equipe 6
Introdução
Com o avanço da tecnologia o mercado vem exigindo das empresas cada dia mais eficiência e agilidade em suas tarefas, fazendo com que as empresas corram atrás de tecnologia e mão de obra qualificada para atender a esta demanda.
Por outro lado com o advento do avanço da tecnologia os sistemas de processamento e armazenamento de dados vêm se renovando muito rapidamente, tornando sistemas obsoletos em alguns anos. Toda esta velocidade de substituição de equipamentos antigos por outros mais modernos e rápidos é algo oneroso e que também depende de logística e mão de obra para substituição.
Com toda essa rapidez a tarefa de possuir mão de obra qualificada e de mantê-la sempre atualizada dispende recursos muito importantes como tempo e dinheiro.
Em análise de sistemas a rotina não é diferente, havendo uma grande demanda de novos sistemas de informações ou até mesmo modificações constantes nos sistemas já existentes o que muitas vezes exige mão de obra qualificada em diversas áreas.
A solução mais encontrada no mercado é o outsourcing, mais conhecido no Brasil como terceirização, que consiste em deixar a execução de um trabalho específico por conta de outra empresa ou profissional.
Vantagens
Dentro da análise de sistemas a terceirização do desenvolvimento de novos sistemas de informação é algo muito comum, pois com este processo os gastos em equipamentos, procura de mão de obra qualificada, treinamento de colaboradores para atender uma demanda, muitas vezes em prazos muito curtos, é algo de extrema dificuldade.
Em projetos rápidos que exigem um grupo muito grande de analistas de sistemas,