atividade_individual_5_Telecomunicações
1548 palavras
7 páginas
Matriz de atividade em equipe – tarefa individual*Módulo: 2
Atividade: atividade individual 5
Título: Análise da terceirização no setor de telecomunicações e redes
Aluno: Ronis Mauro Jussema Carvalho
Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação
Turma: MBA SP 15 - TIEAD_T0106_0513 GTIEAD
Introdução
O objetivo deste trabalho individual é analisar os aspectos positivos e negativos da terceirização – outsourcing - da área de Tecnologia da Informação no setor de telecomunicações e redes.
A princípio trazemos o conceito de outsourcing que é uma forma de agregar valor a um negócio eliminando os custos e investimentos internos através da contratação de um terceiro, no caso um prestador de serviços especializado, permitindo a libertação de recursos da organização e dos gestores para concentrarem a sua atenção nas áreas de negócio de elevada importância estratégica.
O outsourcing de TI já faz parte da cultura empresarial no Brasil há mais de uma década em decorrência da experiência de grandes companhias que viram a vantagem de se focarem no seu business core.
Os processos a que deve ser aplicado o Outsourcing são os processos de importância estratégica baixa para o negócio e simultaneamente de baixo risco. Desta forma, os processos a que o Outsourcing é mais frequentemente aplicado são a contabilidade, o processamento de salários, a consultoria econômica e financeira, a consultoria estratégica, os serviços de cobrança, o transporte de mercadorias, a consultoria jurídica, o recrutamento e seleção de pessoal, a formação, a manutenção de equipamentos, os serviços de limpeza, as pesquisas de mercado, a publicidade e Tecnologia de Informação.
Neste trabalho vamos nos focar na terceirização na área de TI que vem se tornando muito comum, sendo um dos setores mais explorados é o de telecomunicações e redes.
Definimos Telecomunicações como toda forma de troca de informações utulizando voz, dados, texto e imagens por meio de redes baseadas em computadores.