Osmose
Todas as células encontram-se envolvidas por uma estrutura membranar denominada membrana plasmática, ou membrana celular. Esta membrana mantém a integridade celular e delimita a fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Contudo, pode-se dizer que a membrana plasmática não é totalmente impermeável, muito pelo contrário, pois a mesma constitui uma barreira seletiva através da qual se processam trocas de substâncias e energia entre a célula e o meio exterior.
A osmose é o movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, do menos para o mais concentrado, separados por uma membrana semipermeável. Quando a concentração do soluto é igual nos dois meios, eles dizem-se isotônicos e o fluxo de água é igual nos dois sentidos. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.
Referencial Teórico
Objetivo
O objetivo deste trabalho laboratorial é estudar um dos transportes transmembranares, a osmose.
Materiais
-
-
Procedimento
Começamos o experimento com um par de batatas e outro de alfaces, na qual em uma batata foi posto sal e outra deixada em repouso e na alface um foi deixado em água e outro em uma solução hipertônica. Depois de um dia foi visto que a alface mergulhada na solução murchara e a batata com sal perdera água. Sofrendo osmose do meio menos pra o mais concentrado, numa solução hipertônica.
Materiais: Copo de Becker Proveta Tripé de ferro Funil Erlenmeyer Tela de amianto Bico de Bunsen Bastão de vidro Pipeta graduada