osmose
The objective of this experimental activity is to find out in what sense is the flow of water in the cell membrane, and so were used fragments of the upper epidermis of red petals prepared with different solutions and observed by optical microscope. The results obtained are in accordance with the expected, once the process of osmosis occurs through hypotonic medium to hypertonic medium, therefore in the presence of water and sodium chloride solution obtained turgid and plasmolised cells, respectively.
Conceitos: Soluções hipertónica, isotónica, hipotónica; Meio mais/menos concentrado; Água; Pigmentos; Transporte; Túrgida; Plasmolisada.
Introdução A osmose é a difusão de moléculas de água entre dois meios separados por uma membrana semipermeável. É explicada pela movimentação de água de um meio hipotónico (menos concentrado) para um meio hipertónico (mais concentrado), e estes, tem como objetivo tornarem-se isotónicos (com a mesma concentração). A osmose caracteriza-se como um transporte passivo, porque não apresenta gastos de energia por parte da célula.
Material
Para a realização desta atividade laboratorial são necessárias pétalas vermelhas, que serão cortadas com uma agulha de dissecção, colocadas em lâminas, com ajuda de uma pinça, e cobertas com lamelas. Posteriormente estas serão visionadas ao microscópio ótico. Será também necessário uma solução de cloreto de sódio a 12% e água destilada, bem como um conta-gotas para a utilização destas.
Procedimento experimental Com o auxílio de uma pinça e de uma agulha de dissecção, destacar dois fragmentos da epiderme superior das pétalas e colocar em dumas lâminas separadas. Numa das lâminas é colocada uma gota de água destilada e na outra, de igual modo, uma gota da solução de cloreto de sódio a 12%, cobrindo-as com uma lamela. Observar as duas preparações ao microscópio ótico e esquematizar as observações.
Descrição de Resultados No caso da preparação com água destilada