Tipos de apoio de Pontes
ENGENHARIA CIVIL
GUSTAVO LEAL MIGLIO
TIPOS DE APOIO DE PONTES
Teófilo Otoni
2013
INTRODUÇÃO
As pontes usuais podem ser divididas em três elementos: superestrutura, mesoestruturas, e infraestrutura. O termo “apoio das pontes” será utilizado para designar o conjunto formado pelo aparelho de apoio e pela infraestrutura.
Temos as definições:
* Aparelho de apoio é o elemento colocado entre a infraestrutura e a mesoestrutura, destinado a transmitir as reações da superestrutura para a infraestrutura, e ao mesmo tempo permitir determinados movimentos da superestrutura.
* Infraestrutura é a parte da ponte que recebe a ação das reações geradas no aparelho de apoio, transmitindo-as ao solo; a infraestrutura, por seu turno, pode ser subdividida em dois elementos: os suportes e as fundações; os suportes podem ser de dois tipos: pilares e encontros; denomina-se encontro, o pilar que situado na extremidade da ponte, na transição entre a ponte e o aterro da via, tem a finalidade suplementar de arrimar o solo do aterro.
A divisão nos três elementos, superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura, pode não estar presente em certos tipos de pontes. Por exemplo, uma ponte em pórtico biengastado terá a superestrutura do pórtico e a infra-estrutura constituída apenas pela fundação, não apresentando o aparelho de apoio e nem o suporte.
APARELHOS DE APOIO
Os aparelhos de apoio vinculam determinadas partes da superestrutura, permitindo ao mesmo tempo, os movimentos previstos no projeto, provocados pelos esforços, protensão, variação de temperatura, retração do concreto, etc., que modificam as dimensões dos elementos. Nas estruturas de edifícios usuais, não se utilizam aparelhos de apoio, embora o cálculo dos esforços tenha sido feito coma a hipótese de existirem articulações, separando os pórticos reais monolíticos em pilares e vigas. Esta simplificação de cálculo,