Trabalho DE PONTES
Curso de Engenharia Civil
PONTES
Tipologia dos apoios das pontes
Turma: 3002
Campus: PRAÇA XI
NOME MATRICULA
Clenoir Machado de Oliveira Neto
2004.01.08.149-7
Ronald F. de Castro
2010.02.03.325-1
Thiago Gomes Gonçalves
2010.02.17.719-7
Rio de Janeiro
ABRIL – 2015
Clenoir Machado de Oliveira Neto Ronald F. de Castro Thiago Gomes Gonçalves
PONTES
Tipologia dos apoios das pontes
Trabalho solicitado pela disciplina Pontes, sob a orientação da Professora: Carla Pinheiro
Rio de Janeiro
Abril – 2015
INTRODUÇÃO
Ponte é uma construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que serão tratados neste texto, a via é uma rodovia, uma ferrovia, ou uma passagem para pedestres.
Sob o aspecto estrutural, as pontes usuais podem ser divididas em três elementos: superestrutura, aparelho de apoio, e infraestrutura. O termo “apoio das pontes” será utilizado para designar o conjunto formado pelo aparelho de apoio e pela infraestrutura.
Pelas suas definições, tem-se que:
Aparelho de apoio é o elemento colocado entre a infraestrutura e a superestrutura, destinado a transmitir as reações da superestrutura para a infraestrutura, e ao mesmo tempo permitir determinados movimentos da superestrutura.
Infraestrutura é a parte da ponte que recebe a ação das reações geradas no aparelho de apoio, transmitindo-as ao solo; a infraestrutura, por seu turno, pode ser subdividida em dois elementos: os suportes e as fundações; os suportes podem ser de dois tipos: pilares e encontros; denomina-se encontro, o pilar que situado na extremidade da ponte, na transição entre a ponte e o aterro da via, tem a finalidade suplementar de arrimar o solo do aterro. A divisão nos três elementos, superestrutura, aparelho de apoio e infraestrutura, pode não estar presente em certos tipos de pontes. Por exemplo, uma ponte em pórtico bi engastado