Aspectos Quantitativos 1
Objetivo: Estudar sistemas químicos, pesquisando dados qualitativos (alteração de temperatura, cor, estado físico, emanação de gases) a fim de verificar a ocorrência de transformações químicas nas substâncias utilizadas.
Introdução: A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A análise permite-nos determinar a composição qualitativa da substância em estudo, ou seja, identificar os elementos ou íons que a constituem e também a composição quantitativa, ou seja, estabelecer as proporções entre os elementos ou íons que tinham já sido identificados Normalmente, a Análise Qualitativa deve preceder a Análise Quantitativa. Toxidez do reagente:
HIDRÓXIDO DE SÓDIO NaOH
Efeitos agudos: Olhos: O contato pode causar severos danos, incluindo queimaduras e cegueira. A gravidade dos efeitos depende da concentração do produto e de quanto tempo, após a exposição, os olhos forem lavados. Inalação: Exposição do produto na forma de líquido, vapor ou neblina pode causar queimaduras nas vias respiratórias. Contato prolongado pode causar pneumonia química. Contato com a pele Produto corrosivo o contato pode causar queimaduras e destruição dos tecidos da pele. A irritação pode vir após uma latência inicial (período entre o tempo de exposição e o início da irritação). O período de latência pode variar entre várias horas (para solução diluída - 0,04 %), ou minutos (para soluções concentradas - 25 a 50 %). O contato prolongado e repetido, mesmo a concentrações baixas (soluções mais diluídas), pode causar um grau de destruição dos tecidos da pele. Ingestão: Produto corrosivo. Pode causar severas queimaduras e perfuração dos tecidos das membranas mucosas da boca, garganta, estômago.
HIDROGENOFTALATO DE POTÁSSIO(C8H5KO4)
Efeitos potenciais para a saúde Inalação Pode ser perigoso se for inalado. Pode causar uma