GLAUCOMA Slides 1
Enfermagem/Farmácia 3º Período
Prof: Marcelo
Anatomia Ocular
Disco ótico com escavação inicial
Disco ótico normal
Disco ótico com escavação aumentada
Glaucoma
É uma doença crônica, progressiva, que leva a perda de fibras do nervo ótico, responsáveis por enviar sinais visuais ao cérebro. Na maioria das vezes associada a
Pressão Intraocular - PIO(humor aquoso) não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença.
Não tem cura, mas se não for tratado, leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira .
Simulação da perda de campo visual
Apesar de serem muitas as doenças que afetam o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico detectar a sua existência. No glaucoma, as fibras nervosas estão danificadas e desaparecem, deixando uma escavação maior do nervo óptico.
Tipos de Glaucoma
Glaucoma crônico de ângulo aberto (crônio)- Ocorre em
80% dos casos e não apresenta sintomas no início, de forma lenta e indolor vai prejudicando a visão. No entanto, se não for tratado precocemente, o paciente pode perder totalmente a visão com o passar dos anos.
Glaucoma agudo ou de ângulo fechado (agudo)-Um olho normal sofre aumento grande e repentino da pressão intraocular, causando dor ocular tão intensa que, em geral, provoca crises de vômito.
Glaucoma de pressão normal
Nesse tipo de glaucoma, o dano ao nervo óptico e o estreitamento da visão lateral ocorrem inesperadamente em pessoas com pressão intraocular normal.
Glaucoma secundário
Glaucoma decorrente de outras doenças, como cataratas avançadas, lesões oculares, alguns tipos de tumor ou uveíte (inflamação ocular).
Glaucoma congênito
São alterações decorrentes durante a gestação devido ao aumento da pressão intraocular que ocorre no feto. O tratamento sugerido é a