Resumo
Por incrível que pareça, ainda não consegui achar nenhuma área que me chamasse especial atenção para fazer uma faculdade. Na escola, sempre estudei as matérias por ser necessário, não despertando gosto por nenhuma. Por conta disso, creio que conseguirei êxito se me concentrar em uma área especifica, não importando qual. Por isso, estou procurando algo pouco requisitado pelos estudantes, mais necessário no mercado. enviado por Igor de Camargo
Sua situação não é incomum. Muitos jovens chegam ao final do Ensino Médio sem conseguirem definir o futuro profissional. Para iniciar seu processo de escolha, pesquise todo o universo das profissões em sites e publicações, como aqui no GUIA DO ESTUDANTE. Ao fazer isso, você conseguirá descartar aquelas que estão bem longe de seus interesses e vai aprofundar a pesquisa sobre aquelas em que pode haver alguma identidade.
O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou lhe trouxeram desafios que deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.
Ao conseguir definir algumas profissões que você tem mais interesse, procure conversar com profissionais da área, professores e alunos. Assim, será possível saber com mais exatidão como é o dia a dia do profissional e você poderá decidir se gosta da rotina.
Busque também se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado.
Você disse que quer trabalhar em uma área que tenha bastante procura no mercado. Mas, atenção, as tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio