osmose da batata
Neste experimento verificou-se o fenômeno de osmose com métodos simples e matérias de fácil obtenção. Utilizando batatas-inglesas observou-se a passagem de solvente do meio externo hipotônico para o meio interno hipertônico, com a manutenção da rigidez da batata, já quando o meio externo é hipertônico havia a perda da rigidez.
Os fenômenos osmóticos podem ser observados em diversos processos da natureza, sendo de grande importância para a manutenção da vida de certo seres vivos. Por não ocorrer gasto de energético, é considerado um transporte passivo, dependendo exclusivamente da concentração do soluto e a pressão osmótica do sistema.
METODOLOGIA
Primeiramente, foram fatiadas as duas batatas em rodelas de 6 mm de espessura. Em seguida, as mesmas foram lavada com água, e uma delas colocada em um recipiente contendo 250 mL de água, e a outra em uma recipiente contendo 250 mL de água e 5 mL de sal.
Observaram-se por um determinado tempo as possíveis reações que poderiam ocorrer. Após 15 minutos foram retirados as batatas de cada recipiente, e verificaram-se alterações nas batatas do recipiente com água e sal havendo enrugamentos, perda da rigidez, e aumento da flexibilidade, sendo possível o dobramento da mesma. No recipiente contendo só água houver a manutenção da rigidez.
CONCLUSÃO
Quando colocasse as batatas em uma solução hipertônica, as células da mesma perdem água para o meio. Há diminuição do volume do citoplasma, o que reduz a pressão que exercia sobre a parede celular provocando o desligamento entre a membrana plasmática e a parede celular. A perda do turgor resulta na flacidez da batata. Colocando-se em água pura as células da batata recebem a água do meio externo e ficam inchadas e com rigidez.