Influência da osmose nas células da batata
Introdução “ O movimento da água através de uma membrana seletivamente permeável é um caso particular de difusão simples e é designado por osmose. O mecanismo de osmose depende da quantidade de moléculas de água e das concentrações em solutos de duas soluções separadas por uma membrana seletivamente permeável.” (Silva et al., 2013). A membrana plasmática mantém a célula estável e constitui uma fronteira entre dois meios distintos, assegurando a troca de substâncias, de energia e de informação entre esses meios. É nessa fronteira da membrana plasmática que ocorrem os processos da osmose, processo este que é muito importante para as células, pois a sua sobrevivência depende do equilíbrio químico e osmótico com o meio ambiente, sem tal processo as células acabariam por morrer, segundo (http://www.sobiologia.com.br ).
Objetivo Investigar o efeito da osmose nos cilindros de batata, em diferentes concentrações de soluções.
Material
Material biológico e geológico Material de Laboratório Outro material - Água destilada - 3 Gobelés - Faca - Sal (NaCl) - Vareta de vidro - Papel absorvente - 2 Batatas - Furador de rolhas - Espátula - 3 Caixas de Petri - Balança - Vidro de relógio
Procedimento
1. Colocaram-se 200 ml de água destilada em 3 gobelés, em que num adicionaram-se 1.8g de sal e noutro 20.0g de sal, identificou-se por água destilada, sol. 9g/L e sol. 100g/L.
2. Furaram-se 2 batatas com o furador de rolhas, com o auxílio de uma faca cortou-se os cilindros de batata para que ficassem com tamanho uniforme.
3. Colocaram-se 3 grupos de 5 cilindros de batata em 3 caixas de Petri e procedeu-se à pesagem dos 3 grupos.
4.