oriente médio
A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como ‘’O Oriente Médio’’território estava entre os rios Tigre e Eufrate (região do atual Iraque). A denominação Mesopotâmia deriva do grego mesos (meio) e potamos (rio), significando “terra entre rios”.
A principal característica dessa região era a presença de rios Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão, que eram essenciais para fertilizar o solo com suas cheias, tornando possível a prática da agricultura e sendo fundamental para o desenvolvimento de importantes civilizações na Antiguidade.
Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios, que foram responsáveis pelo desenvolvimento de canais de irrigação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e também ficaram conhecidos na história como os inventores da roda (invento que revolucionou os meios de transportes). As principais cidades sumérias foram: Ur, Uruk e Lagash.
Os sumerianos desenvolveram formas de registrar as informações através de pictografia e depois passaram a usar a escrita cuneiforme, que recebeu este nome porque seus símbolos tinham a forma de cunha.
A religião dos sumérios era politeísta (vários deuses) e antropomórfica (forma de homem).
Outros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia foram os acádios, de origem semita, e que formaram o Império Acádio, primeiro grande Estado desenvolvido na Mesopotâmia. Os babilônios, também de origem semita, foram os responsáveis por desenvolver o segundo e maior império de toda a história da Mesopotâmia. Sob o governo de Hamurábi os babilônicos conquistaram a região da Mesopotâmia.
Com o crescimento da sociedade o rei decidiu criar um código de leis, este continha 282 artigos e foi chamado de o Código de Hamurábi. Nele se previa a pena do talião, baseado na máxima: "olho por olho, dente por dente", ou seja, quem matasse uma pessoa também era morto, quem cortasse o dedo de outra pessoa teria o mesmo dedo cortado.
Após a morte de Hamurábi, os