OSM - Organização , Sistemas e Métodos
O processo de negócio é um conjunto de atividades estruturadas e relacionadas, projetadas para produzir um específico “output” para um cliente ou mercado particular (Davenport, 1990). O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial e de comunicação essencial para líderes e organizações que querem promover melhorias ou implantar uma estrutura voltada para novos processos, portanto um tema de grande importância para a Engenharia de Produção. Pode-se dizer que o mapeamento de processos desempenha o papel essencial de desafiar os processos existentes, criando oportunidades de melhoria de desempenho organizacional ao identificar interfaces críticas e, sobretudo, criar bases para implantação de novas e modernas tecnologias de informação e de integração empresarial. Esta análise estruturada de processos permite, ainda, reduzir custos no desenvolvimento de produtos e serviços, falhas de integração entre sistemas e promover melhoria de desempenho organizacional, além de ser uma excelente ferramenta para o melhor entendimento dos processos atuais e eliminação ou simplificação dos que necessitam de mudanças. O mapeamento dos processos também ganha importância por sua função de registro e documentação histórica da organização. Uma vez que o aprendizado é construído com base em conhecimentos e experiências passadas dos indivíduos, a organização não pode se arriscar, em função de seus funcionários migrarem de um emprego para outro ou se aposentarem, a perder lições e experiências conseguidas ao longo de muitos anos.
Fornecedor – Os fornecedores internos localizam-se dentro da cadeia de atividades da unidade,que remetem materiais ou informações para o processo seguinte.Os fornecedores são os de fora da empresa,que remetem materiais ou informações para dentro da empresa.
Insumo - Tudo aquilo que entra no processo (input), em contraposição ao produto (output), que é o que sai. O insumo se concretiza através da produção de