OSM (Organização Sistemas e Métodos)
Com o estudo dos tempos e movimentos na época da administração científica de Frederick Taylor, começaram a surgir as preocupações com a melhoria do trabalho, assim passando pela teoria burocrática de Max Weber, que estabeleceu normas e estruturou a hierarquia de poder. Após a experiência de Hawthorne realizada em uma fábrica situada em Chicago -que tinha como finalidade determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção- é que o ser humano foi considerado.
Após a segunda guerra mundial, os esforços para reerguer a economia mundial, estabeleceram alianças para ter uma economia globalizada. Assim, houve um aumento do crescimento da população mundial, elevando a expectativa de vida e o desenvolvimento das nações' como consequência, criando um novo cenario competitivo, sempre em transformação, o que exigia excelência das empresas para sobreviverem no mercado.
A economia japonesa, com a ajuda dos EUA, reergueu-se da destruição, dando origem a alguns sistemas a ser seguidos como o da Toyota, criando um modelo universal de administração competitiva.
A concorrência surge em meados dos anos 70, quando o consumidor começa a se tornar mais exigente, dando origem ao marketing, sendo estratégico para determinar os produtos a serem demandados pelo mercado.
Existem inúmeras estratégias a serem adotadas pelas empresas, podendo variar de acordo com seus interesses, como: líder de mercado; desafiante de mercado; ou seguidora de mercado.
Em um mercado competitivo,