OSM - Organização, Sistemas e Métodos.
Alunos:
4º Período – Noite (01.03.2012)
Consultoria:
OSM CONSULTING EMPLOYEES.
Empresa em foco para desenvolvimento e aplicação das técnicas: (Laboratório de Saúde Ocupacional)
Análise Mercadológica.
Mercado
O mercado de laboratórios de análises clínicas é altamente dependente da expansão de planos de saúde. Hoje já são 42 milhões de pessoas com este tipo de cobertura. O atendimento particular não chega a 5% do volume de exames realizados nos laboratórios.
Segundo a Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, o país já conta com 17 mil laboratórios que realizam por volta de 10 milhões de exames por mês. O processo de fusões e aquisições de laboratórios, inclusive com a presença de grupos internacionais de investidores, fez com que o surgimento de novos laboratórios ocorra principalmente em pequenas e médias cidades.
Um laboratório clínico pode enfrentar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças não encontradas por outras organizações.
A análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico usado por uma variedade de organizações de agências de utilizada no âmbito de uma iniciativa global de gestão estratégica, destinada a permitir que a organização desenvolva e mantenha uma vantagem competitiva sustentável. Um laboratório clínico pode optar por usar uma análise SWOT para identificar e tirar proveito de uma variedade de pontos fortes e oportunidades ao mesmo tempo, combater as suas fraquezas e ameaças.
1. Pontos Fortes
Os pontos fortes consistem em fatores internos e a organização pode explorar, a fim de construir uma vantagem competitiva. Estas competências essenciais incluem aquelas coisas que a organização faz melhor. Pontos fortes da organização são os que agregarem valor ao produto da organização ou serviços. Em um ambiente de laboratório clínico, estas forças podem incluir a existência de