OSM- ORGANIZAÇÃO SISTEMA E MÉTODOS
Este tipo de estrutura caracteriza-se por dividir as atividades de uma organização em áreas com características bem delimitadas. Embora propicie especialização, faz com que o processo produtivo seja de difícil operacionalidade. PRINCIPAIS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO:
FUNCIONAL
TERRITORIAL OU GEOGRÁFICA
POR PROCESSO
POR CLIENTES
POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
POR PERÍODO OU TURNO
POR QUANTIDADE OU AMPLITUDE DE CONTROLE
1
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
São agrupadas na mesma unidade pessoas que realizam atividades dentro de uma mesma área técnica.
D IR E T O R IA G E R A L
G E R Ê N C IA D E P R O D U Ç Ã O
G E R Ê N C IA F IN A N C E IR A
G E R Ê N C IA D E M A R K E T IN G
Vantagens : maior segurança, pois cada funcionário tem facilidade de entender sobre a sua área de atuação; especialização do trabalho. É uma vantagem quando se consideram as definições claras e precisas das tarefas; influência positiva sobre a satisfação dos técnicos por ter um chefe da mesma área técnica; maior competência das pessoas pois estão orientadas para uma atividade específica; quando utilizada em circunstâncias estáveis que requeiram tarefas rotineiras; quando utilizada em empresas com poucas linhas de produtos/serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo.
G E R Ê N C IA D E R H
Desvantagens: a responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula; comunicação geralmente deficiente, visto que as decisões são centralizadas nos níveis mais altos da empresa; visão parcial da empresa nos níveis mais baixos; resistente ao ambiente próinovação; quando uma tarefa exigir interligação entre várias atividades, provoca demora no cumprimento de prazos. 2
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL OU
GEOGRÁFICA
D E PA R TA M EN TO D E TR Á FE G O AEÁ R E O
R E G IÃ O N O R T E
B AS E 01
B ASE 02
BA SE 03
R E G IÃ O C E N T R O
BAS E 04
B AS E 11
Aspectos básicos:
Utilizada em empresas