DENSIDADE DE LEITE E SUCOS
1- INTRODUÇÃO
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. É uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.Densidade relativa é a relação entre a densidade da substância em causa e a massa volúmica da substância de referência.
2- OBJETIVO
- Determinar a densidade em sucos.
- Determinar a densidade em leite a 15°C.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
- Balança analítica
- Picnômetro de 50 ml
- Papel absorvente
- Água destilada desgaseificada
- Banho de água termostatizado
- Termolactodensímetro de Quevenne ou Gerber
- Proveta de 250 ml
- Mufla
- Dessecador com sílica-gel
- Placa de petri
- Balão volumétrico de 1000 ml
- Espátula
- Batão de vidro
PROCEDIMENTO COM SUCO:
Para o preparo da amostra, os sucos foram agitados de uma forma que não existisse sedimentos, para o caso das bebidas carbonatadas foi tomado um volume de 300 ml num balão de fundo chato de 1000 ml agitado e fechado posteriormente, foi se abrindo a tampa com o intuito de elimar todo o gás. Depois a amostra foi filtrada em papel de filtro.
Para a determinação foi medido a massa do picnômetro vazio, e realizado a média de três pesagens, após a espera de 15 minutos com o picnômetro no prato da balança.
Foi determinada também a massa do picnômetro com água, para isso o picnômetro foi enchido até a boca com água destilada fervida e mantida a 20°c por 30 min. Ele foi tampado e deixado vazar o excesso de água, enxugado cuidadosamente com o papel absorvente , e observando se não restou nenhuma resíduo de papel, pesar novamente o picnômetro em balança realizando novamente a média de 3 pesagens.
Para a massa do picnômetro cheio da amostra, foi