Planejamento
Nome do Professor
FINANÇAS PÚBLICAS
Saudações virtuais à todos.
- Apresentação;
- Metodologia e
- Avaliação.
Professor Jota Costa
FINANÇAS PÚBLICAS
Unidade 1 – Estado e Economia
Funcionamento do Estado
Para Marx, o Estado é o aparato político de uma classe social para fins de dominação das demais, seja pela violência, seja pela ideologia.
Para Gramsci, ideologia era mais uma visão de mundo específica a um grupo ou fração social, em vez de apenas a visão de mundo da classe capitalista, vista como classe dominante.
FINANÇAS PÚBLICAS
Unidade 1 – Estado e Economia
Hegemonia
Para Gramsci, a sociedade civil é representada pelo “[...] complexo das relações ideológicas e culturais, a vida espiritual e intelectual, e a expressão política dessas relações.” (CARNOY, 1986, p. 93). É uma das partes da superestrutura institucional da sociedade.
Note que, para Marx e Engels, a sociedade civil é parte da estrutura onde se dá a acumulação de capital e o Estado é parte da superestrutura. Ainda para Gramsci, a sociedade política, ou Estado, detém o monopólio do uso da força e é também parte da superestrutura.
O controle da sociedade por um grupo social ocorre principalmente pela hegemonia, mas também pela força.
FINANÇAS PÚBLICAS
Unidade 1 – Estado e Economia
Hegemonia x Ideologia
A hegemonia de um grupo, ou fração de classe, ocorre quando ele usa elementos da sociedade civil para conquistar e manter sua dominância sobre a sociedade civil. (Supremacia ou Superioridade)
A superestrutura ideológica é a visão de mundo embutida na superestrutura institucional que convence as pessoas a aceitarem a moral, os costumes e as regras sociais até por consenso.
FINANÇAS PÚBLICAS
Unidade 1 – Estado e Economia
Analise de Gramsci sobre o Estado
Uma das consequências da teoria gramsciana é que a superestrutura ideológica pode ter supremacia sobre a estrutura econômica.
Um ponto que destaca a análise de Gramsci