oshas 18000
Cap.1 – A psicologia ou psicologias
1- Discorra sobre a institucionalização da psicologia como ciência.
A psicologia só se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX. Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemática as investigações em psicologia, através de vários autores que a esta ciência se dedicaram, construindo múltiplas escolas e teorias.
Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo por Edward Titchener, cujo objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações. Segundo esta perspectiva, o objetivo da psicologia seria o estudo científico da Experiência Consciente através da Introspecção. Titchener levou a idéia da psicologia para os Estados Unidos da América, modificando-a em alguns pontos. As principais limitações do Estruturalismo residem no fato de a introspecção não ser um verdadeiro método científico incontestável e desta corrente excluir a psicologia animal e infantil. Esta corrente foi extinta em meados do século XX.
2- Diferencie ciência de senso comum.
Senso comum é aquele conhecimento que todos nós desenvolvemos ao longo da vida, o conhecimento "do povão" ,você não usa uma régua para atravessar a rua, nem faz cálculos sobre a velocidade de um carro vindo em sua direção mas você sabe se dá pra atravessar ou não.
Por exemplo a psicologia, todo mundo sabe um pouco sobre ela, quando vendedor diz aquelas coisas convincentes pra te vender algo você diz :oh aquele cara tem psicologia. mas isso não é a ciência em si, apenas pequenas partes dos conhecimentos desenvolvidos por alguma ciência que são utilizados pra facilitar nossa vida.
Já a ciência real busca desenvolver conhecimento sistemático, com padrões e regras de forma que possa ser entendido e reproduzido e até mesmo continuado por outros.
3- Discorra sobre o objeto de estudo da psicologia. O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem,