Sistema de gestão integrado precisa trazer resultados financeiros
Conhecido principalmente por abarcar as certificações nas normas da Qualidade (ISO 9000), Meio Ambiente (ISO 14000), Segurança e Medicina do Trabalho (OSHAS 18000), Responsabilidade Social (AS 8000) hoje já existem outras versões que tambem englobam o Sistema de Segurança da Informação (ISO 27000), o PMI e até mesmo o Planejamento Estratégio e finançcas (SOX, Sarbenes-Oxley).
Neste artigo, gostariamos de focar as quatro iniciais e, insistir que estas abordagens normativas também precisam ser analisadas sobre uma perspecitva financeira para que ganhem a atenção merecida da alta adminstração.
Assim, os benefícios da ISO 9000, podem ser quantificados em termos de redução de desperdíco (Scrap, reprocesso, obsolescência) e também em ganhos de mercado (redução das reclamações e aumento da satisfação dos clientes).
Para ISO-14.000, os ganhos também vem da redução de desperdício posto que, todo “descarte”, é consequencia de um processo que ainda não aproveita matérias primas em sua totalidade. Excelente convite ao conhecimento e inovação. Claro que não se pode esquecer que, com o aumento da fiscalização, esta norma implementada de maneira séria (veja comentario ao final do artigo), evita multas e contribui para baixar o risco do negócio.
A OSHAS 18000, Segurança e Medicina do Trabalho, além de tender a reduzir passivos trabalhistas, vai contribuir (e isto pode ser mensurado) com a redução do absenteismo, redução do “Fator Previdenciário”, assunto ainda novo para muitas organizações e com a produtividade, na medida que melhores condições de trabalho tendem a aumentá-la ao longo do tempo.
Muita gente ainda vê a Responsabilidade Social (AS 8000), como poesia. Não é bem assim! Este ano