memória e história
Nós que aqui estamos por vós esperamos apresenta uma visão humanista e as ilusões do homem do século XX. Como pontos chaves retratados no filme, pode-se ressaltar o desenvolvimento tecnológico, as guerras e as tragédias. Representa também uma alusão à obra Era dos Extremos, do historiador britânico Eric Hobsbawm. Utilizando imagens de arquivos, partes editadas de documentários e de algumas produções clássicas do cinema, o filme faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do século XX, enaltecendo tanto homens que ficaram para a história como pessoas anônimas, mas que marcaram de alguma forma este século através de ações individuais ou coletivas. O filme retrata um aparente antagonismo ambientado no século XX durante a Primeira Guerra Mundial.
O filme O baile aborda o tema de forma diferente, pois se passa em um único lugar: retrata a França dos anos 1930 até a década de 1980. Um baile dançante demarca diversos períodos da História através das lembranças das pessoas, da música e da dança, traçando um panorama da evolução do país, da ocupação nazista até o surgimento do rock.
Relacionando os filmes com os conteúdos apresentados em sala de aula, alguns momentos históricos como a alienação do trabalho e a atuação nazista, por exemplo, podem ser abordados