Problemas e dados do Rio de Janeiro
Aréa: Ocupa uma área de 43 780,172 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Apesar de ser, efetivamente, o quarto menor estado do Brasil.
Posição Geográfica:
O clima da região sofre influência da posição geográfica e da altitude do relevo e, por isso as temperaturas são mais elevadas na parte norte, nas planícies e nas baixadas. Mais de 1.000 mm de chuvas anuais, bastante abundantes no trecho da serra do Mar voltado para o oceano Atlântico. Tipos de clima: tropical, na maior parte da região; tropical de altitude, na parte leste, onde o relevo é mais alto.
População:
O Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso do Brasil, com 15 180 636 habitantes, dos quais cerca de 80% (o equivalente a cerca de 13 milhões de habitantes) vivem na capital Rio de Janeiro e em toda sua região de influência.
Economia: PIB do Estado tem a seguinte composição: 47,5% para o setor de serviços, 52,0% para o setor industrial e 0,5% para a agricultura. O PIB fluminense vem crescendo a taxas superiores às do país, alcançando participação de 11,5% do PIB nacional em 2006.
Problemas Socias:
- Violência Urbana, causada pelo tráfico de drogas.
- Transportes urbanos, causado pelo monopólio das atuais permissionárias existentes.
- Saúde Pública transformada em caos, pelo aumento da população e pelo não companhamento do crescimento dos hospitais e serviços públicos de saúde.
- Obras sanitárias de esgoto, que não acompanharam o crescimento populacional e aumento da produção de lixo do volume de novas residências que foram construídas na área urbana desta importante capital.
Problemas Econômicos:
Por muitos anos, o Brasil e consequentemente o Rio de Janeiro conviveu com uma alta taxa de inflação. Essa taxa de inflação ampliou os já graves problemas de distribuição de renda. Ao mesmo tempo, uma dívida externa batia recordes. Mas isso intimidou a entrada de investimentos no país. Durante toda a década de 1980, o crescimento econômico teve