Osgas
1881- João de Barros nasceu.
1904- Frequentou a Universidade de Coimbra formando-se em Direito. -Tournou-se professor de Português e Francês nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto.
1910- Foi nomeado director do Ensino Primário após a instauração da república -Tentou transformar a educação em Portugal mas estava condicionado pelo regime salazarista
.FALA. E depois surgiu a Implantação da República e era seria inevitável não lhe colocarmos a questão mais importante, QUAIS FORAM OS SEUS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO DURANTE 1º RÉPUBLICA. E ELE EXPLICOU
De que forma
-João de Deus Ramos juntamente com João de Barros foram protagonistas dos primeiros projectos da reforma da instrução Primária da 1º República, estes entraram em vigor com o Decreto de 29 de Março de 1911.
- Este regulamentava o ensino primário definindo-o em três escalões, sendo também obrigatório e gratuito para ambos os sexos.
Ambos se deslocaram a diversos países como Bélgica, França, Inglaterra e Espanha para que pudessem recolher novas experiências pedagógicas
Sempre ao serviço da educação assumiu diversas funções: tais como secretário geral do Ministério da Instrução Pública.
- Defendia a educação integral, onde assentavam os princípios republicanos, liberdade, igualdade, solidariedade. Pertendia-se formar o cidadão de que forma a que este fosse trabalhador, altruísta, solidário e de carácter progressista.
QUAL FOI O SEU CONTRIBUTO BIBLIOGRÁFICO? Todos as obras publicas e por mim escritas estavam intimamente ligadas á educação republicana. (slide)
REALIZAMOS ESTA ENTREVISTA UM MES ANTES DA SUA MORTE NESTE ANO DE 1960.