História
No caso concreto da cobra preta, este réptil, muito temido pelo seu veneno e pelo mito que estão em sua volta. Este réptil muitas vezes é procurado pela carne e pela a sua banha. Neste contexto, medidas devem ser tomadas para a conservação desta espécie.
Localização é um animal que pode ser observado em habitats ecologicamente muito variados, ocupa todas as formações vegetais, desde baixa altitude até a floresta de nevoeiro, sendo pouco frequente no cimo do Pico de São Tomé no Príncipe não existe.
Lagartixa
Pertence à família de répteis escamados da família dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados por lagartixas.
As Lagartixas são animais vertebrados, mas moles, em versão bonsai dos pré-históricos dinossauros.
Na natureza, os animais possuem formas diferentes para se proteger e escapar dos seus predadores. Alguns possuem a cor parecida com a do ambiente, dificultando serem vistos; uns têm espinhos; outros têm veneno; há, ainda, aqueles que podem partir por vontade própria uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixa.
O processo de soltar o rabo se chama autotomia (auto = voluntário, próprio; tomia = partir, cortar) e significa partir ou quebrar por vontade própria uma parte do corpo. A autotomia ocorre em alguns animais, como insetos, crustáceos ou répteis, mas nem sempre a parte que pode se partir é a mesma. Este processo é um tipo de estratégia de defesa para se salvar quando está em perigo.
Habitat
A primeira coisa a considerar para a manutenção de qualquer espécie de Hemiydactylus é a temperatura, de pelo menos 25ºC e clima húmido.
Alimentação - A alimentação estritamente feita à base de insectos, mas variada, contendo grilos, baratas e larvas de tenébrio.
Osga (Tarentola mauritanica)
É uma espécie de osga que é vulgarmente encontrada em São Tomé e Príncipe. É uma osga de tamanho médio, atingindo cerca de 8,5 cm. Tem um aspecto achatado, com uma