trabalho historia
A construção do personagem Félix Ventura: o “vendedor de passados” de
Agualusa.
Ana Cristina Pinto Bezerra1
RESUMO: Tenciona-se analisar a construção da personagem Félix Ventura no romance O vendedor de passados (2004), de José Eduardo Agualusa. Tal personagem, ficcionista das memórias criadas e recontadas, surge com uma confluência de vozes as quais se imbricam nas “ficções” por ele construídas, com um olhar que tudo questiona, em que tudo fica em suspensão: realidade e sonho, mentira e verdade, real e invenção.
ABSTRACT: It is intended to analyze the construction of Félix Ventura character in the novel The book of chameleons (2006), by Jose Eduardo Agualusa. This character comes with a confluence of voices that intertwine in the "fictions" that he built, with a look that questioned everything, where everything is on hold: reality and dream, lie and truth, reality and invention.
PALAVRAS-CHAVE: Construção de personagem; Agualusa; Memória; Ficção.
KEYWORDS: Construction of the character; Agualusa; Memory; Fiction.
Entre os fluxos memoriais que permeiam o romance O vendedor de passados2
(2004), de José Eduardo Agualusa, sublinha-se a figura enigmática de um genealogista que, em sua casa na Luanda da pós-independência, constrói “enredos memoriais”, isto é, edifica estórias de um passado inventado a fim de que estas se constituam em memórias para clientes que desejam um passado novo. Félix Ventura, assim denominado, centraliza a trama de Agualusa em sua construção ficcional como protagonista de uma história cujos personagens parecem ter sido criados a partir da ação inventiva daquele.
Desse modo, a leitura aqui apresentada pretende analisar a construção do personagem Félix Ventura, a natureza desse vendedor de passados e sua relevância para a estruturação da obra em sua relação com as demais categorias narrativas integradoras do romance, percebendo, por exemplo, a relação com o cenário sócio-histórico de
1