Manual de marca OSGA
O Festival Osga é um evento que objetiva estimular a produção de vídeos, por parte dos universitários do âmbito da Comunicação. Iniciou em 2005. O nome do festival surgiu por meio de uma brincadeira feita entre os próprios alunos, que na altura criaram uma premiação informal em sala de aula fazendo um trocadilho com uma palavra própria da região amazônica e com o maior festival de premiação cinematográfica do mundo, o “Oscar”, simbolizando de maneira bem humorada a maior premiação de vídeos universitários da Amazônia.
1- Objetivos do projeto
A principal finalidade do projeto é a reformulação da logo. Por ser um evento anual, o tempo de duração da identidade será de um ano. O objetivo da nova identidade da marca é a de recuperar alguns conceitos que marcaram os anos 90, tema desse ano do evento expositivo OSGA.
2- Conceito
A logo proposta para o movimento expositivo – OSGA – tem a finalidade de transmitir alegria, leveza, felicidade, entre outros. Objetiva ser descontraído com o público que entrará em contato com a campanha.
Para tanto, predominará na identidade da marca as cores vivas. Isso por duas razões: 1- como já apresentado, em virtude do que ela deseja transmitir para o público que visualizará as campanhas; 2- o próprio público que deverá estar presente no OSGA. Um público jovem, universitário, descontraído.
A fonte selecionada foi a “Agent Orange”, que possui a tipografia que transmite uma idéia de animação e alegria, típica dos festivais, além de trazer uma sensação nostálgica para o público. As cores dessa logo foram escolhidas com base nas cores da logo do jogo de Nintendo Super Mario World, que até hoje, causa nostalgia em quem viveu a infância ou adolescência na década de 90.
2.1 – Público Alvo
O foco principal das pessoas que a logo objetiva atingir é a camada de universitários das áreas da comunicação social e audiovisual. Com o intuito de estimular a produção de vídeos dos alunos dessas áreas de conhecimento.
3 - Marca
4 - Cores