Osciloscópio
SUMÁRIO
1- RESUMO 2
2- OBJETIVO 2
3- INTRODUÇÃO TEÓRICA 2 3.1- CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS 2 3.2- OSCILOSCÓPIO 3 4.0 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL...................................................5 4.1- MATERIAIS UTILIZADOS 5 4.2- EXECUÇÃO DA EXPERIÊNCIA 6 4.3- RESULTADOS OBTIDOS 6 5- CONCLUSÃO 7 6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7 1. RESUMO
Utilizando-se de um instrumento de medição denominado osciloscópio, foram realizados alguns experimentos para a visualização das formas de ondas que representam os pulsos elétricos gerados por um gerador de áudio.
Com o auxílio de expressões matemáticas tornou-se possível o cálculo da freqüência da onda captada pelo osciloscópio. Foi observado na prática o comportamento das ondas,
2. OBJETIVO
O experimento visa mostrar ao aluno como ocorre o manuseamento de um instrumento de medição denominado osciloscópio
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1. CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS
Elementos de uma onda
Figura 1: Elementos de uma onda
1. Cristas ou pico: os pontos mais altos de uma onda são as cristas. 2. Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales. 3. Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale. 4. Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos. Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega l. 5. Período: é o tempo gasto para produzir uma oscilação completa (um ciclo), ou seja, é o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida. 6. Freqüência: número de oscilações completas (ciclos) geradas por unidade de tempo (minuto, segundo etc.)
Em um mesmo meio de propagação, as ondas de maior comprimento terão a menor freqüência, e as de ondas de maior freqüência terão o menor comprimento de onda.
Frequência
Uma das