Os Temas Transversais Presentes Nos PCNs
Ao se falar em orientação sexual nas escolas, é preciso considerar a relevância do tema para o desenvolvimento saudável da concepção de sexualidade nos indivíduos, utilizando-se de uma abordagem ampla que permita uma aplicação a cada um dos alunos, quaisquer que sejam suas características. É essencial ter em mente que o tema jamais deve ser abordado sob a perspectiva de um aluno, mas de modo que todos possam identificar-se a compreender o tema.
Os temas transversais dentro da orientação sexual são os mais variados e permitem a compreensão da importância quanto ao cuidado e respeito de cada um para com seu corpo e o corpo dos demais, evitando posturas discriminatórias, abusivas ou desrespeitosas.
O alto índice de gravidez indesejada na adolescência, abuso sexual e prostituição infantil, o crescimento da epidemia da Aids, a discriminação das mulheres no mercado de trabalho, são algumas das questões sociais que demandam posicionamento em favor de transformações que garantam a todos a dignidade e a qualidade de vida, que desejamos e que estão previstas pela Constituição brasileira. (BRASIL, PCN, 1995).
Ações trazem consequências, o sexo desprotegido, por exemplo, pode levar a uma gravidez indesejada, ao contágio por doenças tratáveis e ainda aqueles que apenas podem ser controladas, mas não curadas, como a AIDS. Com tais conhecimentos, a probabilidade de que os alunos conduzam seu desenvolvimento sexual de modo seguro torna-se maior.
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arb caminho se não viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos. (FREIRE, 2000, p. 67).
Quanto se fala da orientação sexual na escola por meio de temas transversais, pode-se afirmar que esta abordagem permite que o tema