FICHAMENTO IDENTIDADE CULTURAL
Profa. Giuliana Kauark
Turma: ( ) SEG/noite ( ) QUA/noite
FICHAMENTO
Aluno: Luiza de Oliveira Cezar Neves
Texto: Quem é o sujeito da contemporaneidade? (Identidade em questão)
Autor: Stuart Hall
Palavras-chave (3 a 5): Identidade; cultura; sociedade; modernidade; globalização
Qual a ideia (ou problema) central do texto? A sociedade tradicional, “antiga”, possuía
identidades sólidas, centradas, por causa das paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade que eram igualmente sólidas e bem definidas. No final do século XX, uma mudança estrutural começa a transformar e fragmentar essas paisagens culturais nas sociedades modernas que acabam mudando nossas identidades pessoais, causando a perda de um “sentido de si” estável, o que o autor chama de deslocamento ou descentralização do indivíduo, constituindo, assim, uma “crise de identidade”. Esses processos de mudança, tomados em conjunto, representam um processo de transformação que nos leva a indagar se não é a própria modernidade que está sendo transformada.
Na obra, o autor distingue as três concepções de identidade:
O sujeito do Iluminismo, baseado num conceito individualista da pessoa humana como um indivíduo centrado e unificado e cuja a identidade nascia com ele e se desenvolvia ao longo da sua vida, permanecendo a mesma.
O sujeito sociológico partia de um conceito de um sujeito que não era autônomo ou autossuficiente e que tinha sua identidade formada pelas pessoas próximas a ela e da visão de mundo por elas passada.
O sujeito pós moderno, que é fragmentado, composto por várias identidades que não são fixas nem permanentes, o que transforma a identidade em “celebração móvel”, modelada de acordo com as formas que somos representados nos sistemas culturais. É definida historicamente e não biologicamente. Diferente do sujeito iluminista, o sujeito pós moderno é mais coletivo.
Você consegue identificar quais as principais causas e