Os Sofistas
Manipular as pessoas deixando-as sem saída e fazer com que elas acreditem em tudo que é dito à ela.
Demonstrar-Vem do grego apodeixis, que significa mostrar a partir de...Trata-se de apresentar provas lógicas irrecusáveis, encadear juízos de tal modo que a partir da primeira proposição se é racionalmente constrangido a aceitar a conclusão. Diz respeito á verdade de uma conclusão tida como consequencia necessaria das premissas. Pressupõe uma lógica formal, uma linguagem abstracta e simbólica e tem um carácter impessoal que faz com que seja isolado de qualquer contexto.Aplica-se ás ciencias logico-dedutivas.
Argumentar-É um acto do pensamento e do discurso. É um acto de comunicação,ou seja, um acto mediante o qual um orador, perante um auditório,põe em comum as suas opiniões e partilha os seus pontos de vista sobre um determinado assunto.Trata-se de apresentar razões a favor de determinada tese com o objectivo de provocar a adesão do auditório a essa tese. Concretiza-se na produção de teses a que se acrescentam as respectivas explicaçoes e justificaçoes mediante provas e factos a que chama-mos argumentos. Pressupõe uma lógica informal, linguagem natural, é contextualizada e a relação do orador com o auditório é pessoal. Aplica-se ás ciencias sociais e humanas e ás situaçoes do quotidiano.
Retórica-Deriva da palavra grega Rhêtorikê, que significa "a arte da palavra", "a arte de bem falar".O significado mais comum de retórica, é a arte de persuasão, ou seja, um conjunto de técnicas ou regras práticas que possibilitam ao orador obter o assentimento do auditório, pelo discurso.
Persuasão-É um fenomeno psicologico que ocorre quando o orador interfere no auditório, convencendo-o com os seus argumentos a aceitar ou a decidir alguma coisa. A adesõ faz-se no âmbito da compreensão racional. A pesuasão é sinónimo de bom uso da