Os sete saberes necessários a educação do futuro
Trabalho de Prática do Ensino
Capítulo II - Do Livro Sete saberes necessários á educação do futuro.
Os princípios do conhecimento pertinente
1) Da Pertinência no conhecimento
A era planetária necessita situar tudo no contexto e no complexo planetário. O conhecimento do mundo é necessário ao mesmo tempo intelectual e vital. É problema universal de todo cidadão do novo milênio: como ter acesso ás informações sobre o mundo e como ter a possibilidade de articulá-las e organizá-las? Como perceber e conceber o contexto, o global, o multidimensional, o complexo? Para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer e conhecer o problemas do mundo, é necessário a reforma do pensamento.
A esse problema universal confronta-se a educação do futuro, pois existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre, de um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro, as realidades ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, globais e planetários.
1.1 O Contexto (relação entre as partes e o todo)
O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido. Para ter sentido, a palavra necessita do texto, que é o próprio contexto, e o texto necessita do contexto no qual se enuncia. Por exemplo, a palavra amor muda de sentido num contexto religioso e num contexto profano. Tudo depende do contexto. Pois é preciso analisar “com o Texto”, as informações importantes. Mais um exemplo peculiar é o da bíblia, pois nenhum versículo é de particular interpretação, pois texto sem contexto é pretexto para falar de heresia. Analise sempre o todo.
1.2) O global (as relações entre o todo e as partes)
O global é mais que o contexto, é o conjunto das diversas partes ligadas a ele de modo inter-retroativo ou organizacional. O todo tem qualidades ou propriedades que não são