OS SEIS LIVROS DA REPÚBLICA (Jean Bodim)
UNIDADE DE DOURADOS – MS
Acadêmico: Edivânio Batista das Neves
Prof: JUSSARA
Curso de Direito Turma: 1º Ano.
IDEIAS EUROPEIAS INSPIRADORAS DO CONSTITUCIONALISMO
Reconhecimento Jurídico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE DE DOURADOS – MS
Acadêmico: Edivânio Batista das Neves
Prof: JUSSARA
Curso de Direito Turma: 1º Ano.
IDEIAS EUROPEIAS INSPIRADORAS DO CONSTITUCIONALISMO
Reconhecimento Jurídico
Projeto elaborado para a disciplina TEORIA DA CONSTITUIÇÃO sob a responsabilidade da prof. Drº. Jussara, elaborado pelo acadêmico Edivânio Batista das Neves, do primeiro ano, do curso de Direito.
Dourados 2013
OS SEIS LIVROS DA REPÚBLICA - Jeam Bondin
Quando publicou os Seis livros da República, em 1576, aos 46 anos de idade, Bodin já gozava da reputação de grande erudito na Corte Francesa e nos meios intelectuais de outros países europeus. Havia publicado, em 1566, Método para facilitar o conhecimento da história, em latim, e logo a seguir um texto sobre economia, tendo ambos encontrado acolhida favorável entre os estudiosos.
Depois de ter sido professor de Direito, Bodin ingressa na Magistratura. Elegeu-se para os Estados Gerais. Escrita em francês, A República foi traduzida em diversas partes da Europa e sucessivamente reeditada na França.
Bodin trata com erudição dos diversos temas políticos preservados da herança clássica, como a questão das formas de governo e as razões da sua preferência, o que leva à ruína, etc. Mas tudo isto de forma exaustiva e aparentemente desordenada. Resumindo o seu conteúdo, escreve Jean-Jacques Chevallier:
“O índice desses seis livros, que abrangem quarenta e dois capítulos impressionantes, desanimadores, principalmente para quem deixa os capítulos incisivos de O Príncipe, é de aturdir o mais intrépido leitor. A família, a autoridade marital, a autoridade paternal, a