Os Satyros
A Companhia de Teatro Os Satyros é um grupo teatral brasileiro experimental, fundado em São Paulo no ano de 1989, pelo paranaense Ivam Cabral e o paulista Rodolfo García Vázquez.
A primeira montagem d’Os Satyros foi “Sades ou Noites com os Professores Imorais”, que é uma adaptação de textos do Marquês de Sade, e foi quando assumiram a revitalização do Teatro Bela Vista, e iniciaram um período de forte intervenção cultural que durou até 1992, quando a companhia se transferiu para a Europa.
Lá, participaram de festivais em Portugal, na Espanha, na Escócia, na Inglaterra e na França, e foram considerados pela crítica internacional como a "sensação do Edinburgh Festival" (Festival de Edimburgo, ou Edinburgh Festival, é uma série de festivais simultâneos de arte e cultura da cidade de Edimburgo, Escócia. Considerado o maior festival do mundo, chega a receber um milhão de pessoas, que acontece anualmente nas três últimas semanas de agosto desde 1947).
Foram também a primeira companhia de teatro brasileira a se apresentar na Ucrânia, depois da queda do muro de Berlim.
A atual sede da companhia é no Paraná, criada em 1995, onde atividades regulares são mantidas até hoje, isso por um dos integrantes ser paranaense. Todavia, a sede foi em Lisboa até 1999. Revitalizaram a Praça Roosevelt, em São Paulo, quando implantaram uma de suas sedes ali.
Segundo o Anuário de Teatro de Grupo da Cidade de São Paulo - 2004, "desde o período passado em Portugal, Os Satyros vem desenvolvendo sua própria teoria e práxis teatral, chamada Teatro Veloz". Graças a uma pesquisa de soluções estéticas, eles criaram um teatro crítico em processo contínuo de reconstrução e que usa como principais fontes de referência Antonin Artaud, Nietzsche, Adorno e Walter Benjamin, entre outros. No ano de 2004, juntou-se ao grupo a presença significativa do ator, teórico e ex-crítico teatral Alberto Guzik.
Hoje o grupo é formado pelos atores Alberto Guzik, Angela Barros, Cléo de Páris, Daniel